Artigo de Opinião
Um exemplo de sucesso na formação profissional de pessoas com deficiência intelectual na comunidade
Trata-se de um projeto de empreendedorismo social da Câmara Municipal de Cascais, dinamizado pelo Cascais Food Lab em parceria com várias instituições, nomeadamente IPSS, Instituições de Ensino, Empresas e a própria sociedade civil.
A padaria criada no Cascais Food Lab, sob o nome Pão com Coração, é um catalisador social que permite receber os jovens que recebem formação nas IPSS do concelho, promover a sua inclusão social, acompanhá-los na sua inserção no mercado de trabalho e atuar como facilitador na sua vida ativa. Nasceu de uma vontade de ajudar na sua transição para a vida ativa, por forma a alcançarem autonomia financeira e de que as suas aptidões sejam valorizadas e reconhecidas pela sociedade.
Este é um projeto pensado para os mais de 2 mil jovens com necessidades especiais que existem no nosso concelho, mas é também um local onde se desenvolvem técnicas inovadoras e se partilham experiências com públicos de todas as idades.
Em Portugal existem 6096 empresas da área da panificação e pastelaria industrial, o que representa 730 milhões de euros no mercado, com tendência a aumentar. É um setor dinâmico, com oferta e inovação sempre crescentes. Há necessidade de recursos humanos especializados e existem várias oportunidades para a inserção destes jovens que estão agora em formação. Trabalharemos com o tecido empresarial local por forma a consolidar essas oportunidades.
O currículo desta oferta formativa foi adaptado às necessidades atuais do mercado e a um consumidor que procura produtos de padaria e pastelaria mais saudáveis e variados, sem perder o contacto com a tradição e a produção artesanal.
Além da vertente social, a produção local, a sustentabilidade e a proteção ambiental foram também uma preocupação na implementação deste projeto, o que possibilita a estes jovens, através de visitas e experiências, uma formação ampla e responsável.
A CERCICA, parceira de primeira hora neste desafio, permitiu a concretização do projeto, contribuindo com o seu conhecimento sobre formação específica para este público. Em conjunto construímos um plano de formação adaptado não só ao atual mercado de trabalho, como aos 8 formandos que iniciaram já a sua aprendizagem. Por seu turno, o apoio académico e o «saber fazer» da ESHTE tem sido fundamental para que os formadores transmitam com sucesso os seus conhecimentos, experiências e aprendizagens diariamente a esta turma.
Gostamos de dizer que cada pão conta uma história e é sempre feito com muita dedicação e carinho, com o coração. Todos podem fazer parte desta história, apoiando e participando neste projeto!