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 Artigo de Opinião

A importância de brincar.

Brincar proporciona às crianças e aos pais uma forma diferente de conhecer o mundo.

Brincar é aprender e, nesses momentos, é importante que haja um fator emocional que permita à criança ser criativa e sentir felicidade, para maximizar a motivação e aprendizagem e consequentemente promover o seu  desenvolvimento harmonioso e adequado.  

A brincadeira deve ser por isso um tempo lúdico, onde a criança faz aprendizagens essenciais para o seu desenvolvimento social, cognitivo e emocional. Ao construir/jogar usa a criatividade utilizando diferentes objetos e texturas, desenvolve as suas competências sensoriais, motricidade e noções matemáticas, entre outras. De uma forma global, adquire conhecimentos nas diferentes áreas do seu desenvolvimento.

Atualmente assiste-se a alguma distorção destes momentos, por diversos fatores, nomeadamente: 

- alguns jogos são substituídos por ferramentas digitais e, com isso, promove-se um maior distanciamento do brinquedo tradicional, fazendo com que nos esqueçamos de jogar "ao faz de conta".

- a pressão social da parentalidade conduz, de uma forma inconsciente, os pais a sentirem-se obrigados a “ensinar” os filhos, pelo que algumas brincadeiras acabam por ser direcionadas pelo adulto de uma forma invasiva, sem espaço para que a criança explore e execute a ação, condicionando desta forma o seu desenvolvimento. 

No entanto, considera-se fundamental a presença de um adulto de uma forma positiva, isto é, respeitando os limites da sua intervenção, facilitando a aquisição por parte da criança de competências cognitivas, emocionais e relacionais. Assim, os adultos devem evitar "mandar" na brincadeira, corrigindo ou sugerindo que deve ser feita de outra forma.

Brincar tem de ser um momento aprazível, tranquilo, onde a criança se sente bem física emocionalmente.

Este estado de felicidade faz com que a criança se envolva, se sinta segura, faça as suas escolhas, experimente e explore os seus interesses.

Filipa Cavalinhos,
Psicóloga do Centro de Recursos para a Inclusão da CERCICA.