Header Noticias


A atual situação levou-nos a uma realidade que desconhecíamos, teve implicações grandes a nível social, que teve impacto em várias áreas, uma delas a escolaridade.

Foi necessário implementar uma série de medidas para dar respostas educativas às crianças e jovens que se encontravam em casa.

Após uma reunião com os diferentes Agrupamentos do Concelho de Cascais, no âmbito do programa POR Lisboa 2020, onde o Centro de Recursos para a Inclusão (CRI) da CERCICA teve oportunidade de apresentar o feedback das famílias, com crianças com necessidades especiais, chegou-se à conclusão que era preciso implementar uma resposta complementar às que estavam já em curso.

Assim, foi criado o projeto OSCA - O SUCESSO EM CADA ALUNO, com o apoio da Câmara Municipal de Cascais, um canal inclusivo que garantiu um modelo de aprendizagem ajustado, onde as atividades de estimulação cognitiva, sensorial e de relação eram pensadas e planeadas ao pormenor.

Este projeto inclusivo contou com uma equipa multidisciplinar, que envolveu os nossos Técnicos do CRI, a divisão de educação da Câmara Municipal de Cascais, o Agrupamento de Escolas Matilde Rosa Araújo, o Agrupamento de Escolas Alapraia, a Escola Profissional Val do Rio, a Ludobibliotecas das Juntas de Freguesia Alcabideche, Carcavelos-Parede e Cascais-Estoril e os consultores do projecto POR Lisboa 2020. Contou ainda com a supervisão das Professoras Doutora Ariana Cosme e Dra. Daniela Ferreira, da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto.

Uma iniciativa que teve impacto positivo na vida das crianças e jovens, assim como das suas famílias, que se sentiram mais acompanhadas, com uma resposta ajustada às suas necessidades.

OSCA - O SUCESSO EM CADA ALUNO, terminou com a participação e reconhecimento por parte do Senhor Secretário de Estado Adjunto e da Educação João Costa e de todos os presidentes das Juntas de Freguesia do Concelho de Cascais.