Testemunhos

Ana Célia Borges, responsável da Lavandaria/Engomadoria Bolinha de Sabão, sobre o desempenho da estagiária da CERCICA, Ana Filipa, do curso "Operador/a de Lavandaria", Abril 2014



“A Filipa é uma óptima estagiária… melhor é difícil de encontrar! É humilde, simpática, trabalhadora e séria! É briosa no que faz!”

“Esta experiência está a ser muito positiva. Irei recorrer à Cercica se necessitar de mais colaboradoras!”

Miguel Homem, Jumbo Cascais, que emprega dois trabalhadores oriundos da CERCICA e orienta um estagio de actualização de competências, Fev 2014


“É muito importante integrar estas pessoas. É um dever de todos. Se todas as empresas derem o seu contributo, será muito fácil integrar…”

Eduardo Santini, responsável por 2 estagiários da CERCICA, na Casa Santini, Fev 2014


“Não só ensinamos como aprendemos muito com estes jovens. Aprendemos a ser mais humanos…”

Empregar pessoas com deficiência pode ser uma boa prática para as empresas!


Arquitecta Paisagista Pureza Norton Reis, da empresa Horto do Campo Grande, Dez 2013


“Agradeço desde já a parceria que temos desenvolvido juntos. Tem sido uma ótima experiência, tanto para nós, como para os próprios estagiários. Temos tido bons estagiários e espero que sejamos uma boa ajuda para que consigam ir integrando o mercado de trabalho, apesar das dificuldades atuais.”

Nuno Oliveira, Engº Florestal do Monte da Lua, Parques de Sintra


“Os turistas quando nos vêem a trabalhar com pessoas encaminhadas pelas CERCI’s apercebem-se que a empresa aplica os lucros em actividades importantes para estas pessoas e para estas cooperativas. É importante para promover a nossa imagem, para demonstrar que estamos conscientes dos problemas que estas pessoas têm em entrar no mercado de trabalho. Não o fazemos enquanto caridade, mas enquanto necessidade.”

Fonte: “a Joaninha” Boletim Informativo da AGROBIO-Associação Portuguesa de Agricultura Biológica, 2013, nr.92, pg 20

Testemunho Hotel para Cães e Gatos - Monte dos Vendavais




O Hotel para Cães e Gatos - Monte dos Vendavais estabeleceu uma parceria com a Cercica para desenvolver estágios na área de Tratador de Animais. " Os nossos parabéns à Cercica pelo seu empenho e trabalho na inclusão das pessoas com deficiência intelectual e incapacidades, e na criação de oportunidades".

Conheça o seu trabalho através do Site ou Siga as suas novidades no Facebook!

Testemunho Casvet Hospital Veterinário




O Casvet Hospital Veterinário colabora com a Cercica no âmbito da inserção de jovens no mercado de trabalho através de estágios para os nossos clientes com o curso de Tratador de Animais.

Conheça o seu testemunho através do link: http://www.casvet.pt/destaques/apoios/CERCICA/119/ e siga as suas novidades no Facebook.

19/12/2011

Testemunho da Arquitecta Paisagista: Pureza Norton Reis

Horto do Campo Grande – Quinta da Eira/ Linhó)

"…Estamos disponíveis para situações de parceria com a Cercica, pois os formandos têm sido um contributo importante para a nossa empresa. O Pedro é dedicado, assíduo e pontual. Durante o estágio, revelou sempre motivação para as tarefas e para aquisição de novos conhecimentos. Por essa razão, tem participado em vários workshops aqui na empresa. Em suma, é um bom trabalhador!"


Arquitecta Pureza Norton Reis e o Formando Pedro Cação, do curso de Jardineiro, em estágio desde Janeiro de 2011.

Tarefas da sua responsabilidade: mondar, limpar canteiros, regar, colocar as etiquetas de identificação nos vasos, arrumar mercadoria, tratar dos animais (comida e higiene do espaço).

22/11/2011

Testemunho de Bruno Gonçalves

Ex-formando do curso de Empregado de Balcão e Mesas da CERCICA (2006)


João Andrade, Formador e Bruno Gonçalves, Ex-formando do curso Empregado de balcão

Razões que o levaram a frequentar a CERCICA?
Foi uma proposta da escola. Estava a atravessar uma má fase na adolescência e estava a faltar muito à escola e por isso não tinha aproveitamento.

O que sentiu quando chegou à CERCICA?
Foi um choque! Era um mundo diferente daquele que eu estava habituado.

Como se adaptou?
Com muita humildade e conhecendo as pessoas, aprendi a aceitar e a respeitar as diferenças.

Que curso tirou?
Empregado de balcão e mesa.

Como é que chegou a essa opção?
Dentro do leque de cursos que a CERCICA tinha, experimentei alguns e este foi o que mais me atraiu e que é actualmente a minha profissão.

Que oportunidades teve após o curso?
Ainda no curso, realizei estágio no Hotel Riviera que é onde estou actualmente, há quase 6 anos. Iniciei o meu percurso no Hotel Riviera como estagiário, depois passei a empregado de 2ª e actualmente sou empregado de 1ª. Tive outros convites, mas estou satisfeito neste local.

Que dificuldades sentiu?
No rótulo que nos colocam por virmos da CERCICA e não é justo. A CERCICA foi um ponto de viragem, que me permitiu reorganizar a minha vida ter oportunidades que eu agarrei. De resto tenho-me adaptado bem, tenho feito o meu percurso, tenho participado em várias acções de formação promovidas pelo Hotel e também na Escola Hoteleira, que me têm permitido melhorar o meu trabalho.

Projectos para o futuro?
Tenho um projecto que espero que arranque em 2012 de abrir um Bar meu.

O que destaca na CERCICA?
A relação que tive com o formador João Paulo Andrade que foi um grande apoio e ainda é, continuamos a ser amigos e ele também me tem ajudado bastante neste meu projecto e, também, as oportunidades que tive que me ajudaram a ser quem sou hoje. .


Testemunho do Dr. António Paraíso

Director da Horizonte, Cooperativa de Solidariedade Social e de Ensino, CRL.

O Dr. António Paraíso apresenta a sua opinião sobre o Enclave de Emprego Protegido que funciona nesta Cooperativa desde 1999,
no sector da Cozinha, proporcionando emprego a 4 auxiliares de cozinha com deficiência intelectual.